Conteúdo do curso

Ementa

Capítulo 1 - O Papel Do Professor E As Novas Configurações Do Projeto Educativo - Modelos De Ensino .
Capítulo 2 - O Significado Da Ação Educativa Ao Longo Da Trajetória Escolar – Os Desafios Do Professor Em Face Da Complexidade Da Vida Escolar 
Capítulo 3 - Práticas Pedagógicas E A Relação Professor-Aluno 
Capítulo 4 - Aspectos Condicionantes Da Aprendizagem E Do Comportamento Do Aluno Na Escola 
Capítulo 5 - Como Construir Uma Escola Inclusiva E De Um Ensino De Qualidade 

Capítulo 1- Família: visão histórica e social contextualizada 
1.2- Família: visão social contextualizada 
1.3- Família abordagem histórica e sistêmica das relações familiares 
1.3- Família e sujeito: um Processo de Transformação 
Capítulo 2- A Comunicação no Contexto Relacional familiar 
2.1- “Des-Encontro” de Gerações 
2.2- Desafios da comunicação nas relações entre pais e filhos 
2.3- Aspectos do desenvolvimento na idade escolar e na adolescência 
Capítulo 3- A Família e a relação com escola 
3.1- Principais teorias do desenvolvimento biopsicossocial nas diferentes fases do ciclo vital 
3.2- A identidade com a Escola 
3.3- A dinâmica familiar e a aprendizagem 
Capítulo 4- Problemas de Aprendizagem e suas relações familiares 
4.1- Sobre a aprendizagem e seus potenciais 
4.2- Influência genética no desenvolvimento biopsicossocial 
4.3- O normal e o patológico 
Capítulo 5- A família, a escola: intervenção psicopedagógica e encaminhamentos
5.1- O que faz um psicopedagogo no cotidiano escolar na educação básica 
5.2- Relação Escola, Família e intermediação do psicopedagogo
5.3- As contribuições da psicopedagogia para resolver o insucesso escolar 

Carga horária

30 Horas.

Certiifcado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.