3x de R$ 40,00
Ao adentramos o campo educacional faz-se necessário compreender o processo de concepção e legislação relacionados a temática investigada. Por muitos anos a educação do campo foi negligenciada, o que não condiz, mesmo o Brasil sendo um país agrário. Considerava-se as zonas rurais como lugar atrasado, contribuindo para a construção distorcida do ensino no campo. Neste capítulo será apresentado um breve histórico e as legislações brasileiras que contemplam a educação do campo.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.
Capítulo 1 - Educação Do Campo: Marcos Normativos E Teóricos
1.1 Legislação da Educação Básica e do Campo
1.2 Política de Educação do Campo: concepções, processos e desafios
1.3 O histórico da educação do campo no Brasil
1.4 A Base Nacional Comum Curricular e a Educação do Campo
Capítulo 2 - Cotidiano escolar e produção do conhecimento
2.1 Pedagogia da alternância
2.2 Pedagogia da alternância e a organização curricular da educação do campo
2.3 A investigação do cotidiano escolar e a construção de alternativas pedagógicas
2.4 Organização do trabalho pedagógico
Capítulo 3 - Práticas Pedagógicas - Educação Infantil e Educação Matemática
3.1 Práticas Pedagógicas para o Campo
3.2 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Educação Infantil
3.3 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Ciências Exatas e da Terra
3.4 Etnomatemática: do cotidiano ao contexto escolar
Capítulo 4 - Práticas Pedagógicas: Ciências Humanas, Socias e linguística
4.1 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Filosofia e Sociologia
4.2 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: História e Arte
4.3 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Geografia
4.4 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Língua Portuguesa e Literatura
Capítulo 5 - Práticas Pedagógicas: Ciências da Natureza
5.1 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Ciências e Biologia
5.2 Práticas Pedagógicas em Educação do Campo: Química e Física
5.3 Agroecologia: práticas pedagógicas e formação cidadã
5.4 Interdisciplinaridade nas Práticas Educativas
30 Horas.