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Começo, com um questionamento, podemos organizar a escola, a partir da imagem acima?
Primeiro, ante de responder, trago neste capítulo, para estudo e conhecimento a questão da organização pedagógica da escola, a partir do contexto da gestão, sob o olhar da gestão pedagógica – a coordenação trazendo ao conhecimento as perspectivas atuais para a educação e a organização da escola, baseados em dois pontos muito importantes: o papel desempenhado pelos gestores escolar e pedagógico, por certo que nenhuma unidade escolar desenvolvem trabalhos sem que esses dois papéis estejam de fato perfeitamente alinhados.
Aqui pontuo uma parte da resposta do questionamento, deve-se trabalhar em conjunto, pensar diversas possibilidades, pois o processo de conhecimento e aprendizado são eixos interligados que devem levar
Abordaremos o trabalho desenvolvido pela Coordenação Pedagógica enquanto histórico-político social educacional, uma vez que desenvolve função fundamental no método de ensino, visto que é esse ator que organiza e planeja de maneira concisa o sistema educacional, viabilizando processos de construção do trabalho na elaboração e na execução de projetos pedagógicos, sendo que a sua maior prioridade é garantir a melhoria da qualidade educacional.
Possui graduação em Pedagogia e Letras pela FIFASUL - Faculdades Integradas de Fátima do Sul, Graduada em Biblioteconomia pelo Instituto de Ensino Superior da FUNLEC. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIFASUL), em Gestão Educacional (UNIOESTE), em Gestão Pública Municipal (UFMS), em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (PROMINAS), em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. (SENAI/CETIQT-RJ). Mestra em Educação - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Membro desde 2015 da The Canadian Association for Latin American and Caribbean Studies (CALACS), participou do Intercâmbio acadêmico (UCDB/ University the Manitoba), por Méritos acadêmicos, num período de três meses (2013). Tutora a Distância do Curso de Pós Graduação em Educação Especial (UEMS-Dourados/MS). Membro do Colegiado do Curso de Pós-Graduação em Educação na Modalidade a Distância, da UEMS (2015-2016). Bibliotecária da Faculdade de Educação de Costa Rica (FECRA - 2007 à 2012). Bibliotecária da Rede Municipal de Educação de Dourados-MS (2013-2016). Coordenadora de Ensino Anos Finais e Coordenadora Administrativa do Departamento de Ensino - SEMED/Dourados-MS de 2016 a 2017. Professora Formadora no Curso de Pedagogia EAD/UFGD desde 2016. Assessora Técnica da Biblioteca da Faculdade de Educação de Costa Rica-MS desde 2016. Membro da Diretoria Executiva FEBAB (Gestão 2017-2019) - Cargo: Conselheira Fiscal. Membro suplente da Diretoria Executiva CRB-1/Centro-Oeste (Gestão 2018-2020). Professora Formadora no Curso de Licenciatura em Computação UFGD/EAD (Disciplinas: Didática; Língua Portuguesa e Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade). Doutoranda em Educação (UCBD/2019...). Coordenadora Pedagógica dos Cursos de Habilitação Técnica de Nível Médio na FATEC SENAI-Dourados-MS desde 2017. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis desde 2018. Professora de Cursos de Especialização na área da Educação pela RHEMA e de Cursos de Especialização na Modalidade EAD da Unigran NET na área da Educação. Professora conteudista Novoeste/Unigran NET/EADUCATIVA.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.
30 Horas.
Capítulo 1 - Organização Pedagógica da Escola
1.1 Perspectivas atuais para a educação e a organização da escola
1.2 O papel da Coordenação Pedagógica no contexto histórico-político social da educação brasileira
1.3 O coordenador pedagógico: aportes à proposição de políticas públicas
Capítulo 2 - Planejamento e organização da Educação Básica ao Ensino Superior
2.1 Projeto Político Pedagógico: o que é, como elaborar, principais cuidados e referenciais – PPP da Escola
2.2 Projeto de Curso do Ensino Superior, presencial e a distância: o que é, como elaborar, diferenças/semelhanças
2.3 Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) Ensino Superior, o que é, como elaborar, sua importância para a Instituição
Capítulo 3 - Planejamento da prática pedagógica
3.1 Planejamento: ação pedagógica
3.2 Planejamento de ensino: ação integradora
3.3 Planejamento e interdisciplinaridade
Capítulo 4 - Atividades e áreas de atuação da coordenação pedagógica
4.1 Legislação sobre as funções do Coordenador Pedagógico
4.2 Atuação da Coordenação Pedagógica na escola pública, na escola particular e na escola técnica: funções e responsabilidades
4.3 Atuação da Coordenação Pedagógica no Ensino Superior: presencial, semipresencial e a distância na instituição privada
Capítulo 5 - Coordenação pedagógica e a prática docente na formação continuada
5.1 Relação com discentes da: Educação infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Ensino Superior
5.2 Reuniões pedagógicas: planejamento, organização e realização
5.3 Conflitos escolares, soluções ou estratégias