Conteúdo do curso

Professores

Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Ausdy Nazareth Castro dos Santos

Possui Graduação em Letras Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e LÍngua Inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - CPAN/UFMS (1999), Pós-Graduação Especialização em 'Atualização em Conceitos Linguísticos e Literários' pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - CPAN/UFMS (2001) e Pós-Graduação Mestrado em Educação - Linha 2: 'Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente' pela Universidade Católica Dom Bosco - UCDB (2005) - Bolsista CAPES. Atualmente está aposentada como Gestora de Atividades de Trânsito do Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul - DETRAN-MS. Trabalha como home-officer e Conteudista para a empresa KROTON e para a Faculdade NOVOESTE, em Campo grande - MS. Tem experiência na área de Educação e Linguagens, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do professor, arte e literatura, literatura e história, língua e literatura, leitura e produção de textos, educação a distância, orientação, revisão e correção de textos científicos, bem como na produção de materiais didático-pedagógicos nas áreas de trânsito, letras, pedagogia, educação a distância, literaturas e língua portuguesa.

Gilberto Martins Leite

Gilberto Martins Leite

Possui graduação em Matemática pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2009) e especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é PROFESSOR da E.M PROFª OLIVA ENCISO.

Ementa

Capítulo 1 - Contextualização histórica e conceitual
1.1 Sociedade, cultura, diversidade, conhecimentos e as instituições educativas
1.2 Concepções e conceitos de currículo
1.3 Histórico das disciplinas escolares
Capítulo 2 - Princípios legais e documentos orientadores dos currículos escolares
2.1 Constituição da República Federativa do Brasil e Legislação Educacional
2.2 Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
2.3 O(A) professor(a), o planejamento e o currículo
Capítulo 3 - Os Currículos Escolares
3.1 Componentes ideológicos: currículo oculto
3.2 Componentes culturais, étnico-raciais e de gênero
3.3 Componentes interdisciplinares: para além da especialização do conhecimento
Capítulo 4 - O Planejamento na Interface com os Currículos Escolares
4.1 A questão das tecnologias
4.2 Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem
Capítulo 5 - As Diferentes Tipologias de Escolas e as Especificidades dos Planejamentos e Currículos
5.1 Públicas, privadas, confessionais, comunitárias, filantrópicas
5.2 Urbanas (centrais, de periferia) e do campo (assentamentos, acampamentos, indígenas, quilombolas, pantaneiras, ribeirinhas e outras)
5.3 De tempo integral

Carga Horária

30 Horas.

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.