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Cada sociedade apresenta diferenciados contextos de relações entre as pessoas, permeados pelas múltiplas características, especificidades e diversidade cultural que fazem parte de seus lócus de conhecimento e interpretação da realidade. É dessa forma que se aprimoram os contextos sociais, culturais e políticos responsáveis pela estruturação e interação entre os indivíduos que a formam, bem como seus costumes e saberes.
Capítulo 1 - Contextualização histórica e conceitual
1.1 Sociedade, cultura, diversidade, conhecimentos e as instituições educativas
1.2 Concepções e conceitos de currículo
1.3 Histórico das disciplinas escolares
Capítulo 2 - Princípios legais e documentos orientadores dos currículos escolares
2.1 Constituição da República Federativa do Brasil e Legislação Educacional
2.2 Base Nacional Curricular Comum (BNCC)
2.3 O(A) professor(a), o planejamento e o currículo
Capítulo 3 - Os Currículos Escolares
3.1 Componentes ideológicos: currículo oculto
3.2 Componentes culturais, étnico-raciais e de gênero
3.3 Componentes interdisciplinares: para além da especialização do conhecimento
Capítulo 4 - O Planejamento na Interface com os Currículos Escolares
4.1 A questão das tecnologias
4.2 Avaliação dos processos de ensino e aprendizagem
Capítulo 5 - As Diferentes Tipologias de Escolas e as Especificidades dos Planejamentos e Currículos
5.1 Públicas, privadas, confessionais, comunitárias, filantrópicas
5.2 Urbanas (centrais, de periferia) e do campo (assentamentos, acampamentos, indígenas, quilombolas, pantaneiras, ribeirinhas e outras)
5.3 De tempo integral
30 Horas.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.