Conteúdo do curso

Professores

Andreia Barbosa Mateus

Andreia Barbosa Mateus

Graduada em Pedagogia pela Uniderp, Pós-Graduada em Educação Especial pela UEMS, Mestre em Educação pela UEMS. Atua como técnica em Educação Especial na ETAEE- equipe técnica de acompanhamento educacional especializado da Divisão de Ed. Especial da Semed de Campo Grande/MS.

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.

Carga Horária

30 Horas

Ementa

Capítulo 1 - Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o "normal" e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual
Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais
2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem
Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão
3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica
Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva
4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas
5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência