Conteúdo do curso

Professores

Andreia Barbosa Mateus

Andreia Barbosa Mateus

Graduada em Pedagogia pela Uniderp, Pós-Graduada em Educação Especial pela UEMS, Mestre em Educação pela UEMS. Atua como técnica em Educação Especial na ETAEE- equipe técnica de acompanhamento educacional especializado da Divisão de Ed. Especial da Semed de Campo Grande/MS.

Ementa

Capítulo 1 - Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o "normal" e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual
Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais
2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem
Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão
3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica
Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva
4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas
5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência

Carga Horária

30 Horas

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.