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Tendo em vista ainda os desafios interpostos para a permanência e efetivação da educação escolar dos estudantes com deficiência intelectual na escola comum esse material apresenta pressupostos teóricos que propõem a discussão e a reflexão sobre a verdadeira compreensão do processo de inclusão, em que supera as concepções históricas de limitações destes sujeitos tendo como foco a ampliação das alternativas pedagógicas que contribuem para as possibilidades de desenvolvimento acadêmico e social destes estudantes.
Inicialmente neste capítulo, será caracterizado a deficiência intelectual tendo como elemento norteador o caráter subjetivo do desenvolvimento humano, considerando o estudante com deficiência intelectual como sujeito sócio histórico. É relevante destacar aqui que não se trata de excluir ou simplificar a existência da patologia, mas, de rever o pensamento acerca das diferentes maneiras de aprendizagens, uma vez que, estas não se dão de forma descontextualizada e homogênea tendo como referência um determinado modelo social de forma a caracterizar os estudantes como: “normal” – sendo estes considerados os que acompanham a turma e aprendem os conteúdos curriculares no ritmo considerado padrão para um determinado ano escolar; e os que apresentam alguma patologia, antecipadamente assim julgados pelo fato de apresentarem dificuldades de aprendizagem e/ou comportamento bem como estarem em defasagem escolar, associando o fracasso escolar à deficiência concebendo-a exclusivamente ao substrato biológico.
Graduada em Pedagogia pela Uniderp, Pós-Graduada em Educação Especial pela UEMS, Mestre em Educação pela UEMS. Atua como técnica em Educação Especial na ETAEE- equipe técnica de acompanhamento educacional especializado da Divisão de Ed. Especial da Semed de Campo Grande/MS.
Capítulo 1 - Deficiência intelectual e escolarização
1.1 Reflexões sobre o "normal" e o patológico em educação especial
1.2 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento humano e a aprendizagem
1.3 Concepções históricas sobre a escolarização de estudantes com deficiência intelectual
Capítulo 2 - A contribuição das abordagens teóricas para as aprendizagens escolares e sociais
2.1 O papel da escola frente ao processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
2.2 O Plano Educacional Individualizado - PEI e a sua contribuição para as práticas educativas
2.3 Reflexões sobre a relevância da organização didática antecipada para o processo de aprendizagem
Capítulo 3 - Práticas curriculares e inclusão
3.1 O que são práticas curriculares?
3.2 Dificuldades e possibilidades em trabalhar os conteúdos escolares referentes ao ano escolar na perspectiva inclusiva
3.3 A relevância da atividade diagnóstica
Capítulo 4 - O PEI como prática inclusiva
4.1 Os objetivos da individualização como forma de garantir a aprendizagem
4.2 A elaboração do PEI: necessidades e prioridades
4.3 Como avaliar a aprendizagem do estudante com deficiência intelectual
Capítulo 5 - A proposta do ensino colaborativo e sua contribuição para as práticas inclusivas
5.1 A colaboração entre os pares
5.2 A inclusão e as estratégias docentes
5.3 Os impactos das práticas docentes frente ao processo educacional dos estudantes com deficiência
30 Horas
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.