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Compreender os sujeitos e a maneira que as relações culturais e sociais influenciam em seu desenvolvimento é o tema proposto para este capítulo. No entanto, nossa reflexão dispõe em buscar entender de que forma sujeitos ou indivíduos lidam acerca da exclusão e inclusão, sendo que a diversidade cultural pode ser vista enquanto alicerce da ideia de os seres humanos serem inclusivos e sociais.
Para que possa ser disposto o debate acerca das relações culturais e sociais do sujeito, se faz necessário saber identificar o que é o sujeito e o que são as relações culturais e sociais para aí então associa-las, por meio da reflexão e deter de suporte teórico a fim de analisar do que se trata a construção sócio-histórico-cultural do sujeito.
Nesse processo de compreender significados, entender a construção sócio-histórico-cultural do sujeito auxilia a identificar de que maneira suas características podem influenciar, direta e indiretamente, na postura de outros indivíduos frente às diferenças existentes nas culturas, nas sociedades e nas singularidades do ser.
Diante disso, esse capítulo se divide em três partes: a primeira aponta para uma análise das perspectivas socioculturais do sujeito e suas características; a segunda denota uma descrição sobre de que maneira as relações culturais influenciam a formação dos sujeitos; e a terceira e última parte apresenta a construção diversa que as culturas se estruturam e, com isso, os sujeitos se emergem nessa cosmovisão, não podendo, assim, segmentar modelos culturais e sociais a serem seguidos. Todas essas discussões são realizadas pensando na formação do sujeito sob a perspectiva da inclusão no contexto escolar.
Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia (2006), graduação em Teologia - Seminário Teológico Rev Antonio de Godoy Sobrinho (2001) e mestrado em Teologia pela Faculdade EST (2005). Atua no Ensino Superior com as áreas de Metodologia Científica, Antropologia, ciências da religião, literatura, protestantismo e islamismo. Atualmente faz Mestrado em Antropologia na UFMS, pesquisando o islamismo em Campo Grande -MS e cursa Licenciatura em Sociologia na UNOPAR
Capítulo 1 – O sujeito em diálogo com a cultura
1.1 Definição de sujeito
1.2 O(s) sujeito(s) e suas relações culturais
1.3 O(s) sujeito(s) e as diversidades culturais
Capítulo 2 – A inclusão e legislação
2.1 Legislação e o contexto étnico racial
2.2 Relações de gênero
2.3 Religiões e alteridade
Capítulo 3 – As escolas do século XXI em perspectiva (inclusiva?)
3.1 Cotidiano escolar
3.2 Escola e formação
3.3 Múltiplos olhares sobre a escola
Capítulo 4 – As fronteiras no âmbito escolar
4.1 Direitos Humanos e escola
4.2 Migração e espaço escolar
4.3 Interdisciplinaridade na escola
Capítulo 5 – Desafios para um mundo inclusivo
5.1 BNCC e educação inclusiva
5.2 Tecnologias digitais e inclusão
5.3 Mundo do trabalho e inclusão
30 Horas
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.