Conteúdo do curso

Professores

Christiane Sarate Siqueira

Christiane Sarate Siqueira

CRA-MS 4432. Gestora educacional de ensino superior - Pesquisadora da área de políticas, gestão e processos de instituições educacionais e seus atores. Mestre em Educação pela UCP Universidade Católica de Petrópolis Rio de Janeiro (2017). Pós-graduada em Metodologia e Gestão de Ensino e em Educação a Distância pela Universidade UNIDERP Anhanguera (2013) e bacharel em Administração de empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Universidade Católica Dom Bosco - MS (2006). Última atividade atuou como Pró-Reitora Acadêmica dos núcleos dos cursos técnicos, pesquisa e extensão, graduação presencial e ead, e o programa de Pós-graduação lato sensu no Centro Universitário UNICNEC - Centro Universitário da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade. Atuou como Diretora Acadêmica da Faculdade NOVOESTE em Campo Grande - MS e como docente dos cursos de pós-graduação Lato Sensu; como diretora acadêmica atuou na elaboração e execução de documentos institucionais acadêmicos, acompanhamento de comissões do MEC para aprovação e implantação do núcleo de educação a distância, coordenação/direção dos projetos dos cursos de graduação, pós-graduação presencias e Ead, bem como pesquisa e extensão, desenvolvimento de calendário acadêmico, cumprimento dos indicadores de qualidade, processos e desempenho de equipe, programas de avaliação institucional e análise mercadológica para abertura de novos cursos. Ainda, desenvolveu atividades como instrutora do SENAC/RJ Rio de Janeiro, nos cursos de técnicos em gestão de administração, marketing, logística, também foi professora tutora presencial na Universidade UNOPAR Unidade de Petrópolis RJ nos cursos de Bacharelado em Administração e Logística. Professora conteudista da UniCarioca na disciplina de Planejamento Estratégico da Comunicação (2017), também ministrou a disciplina de Pedagogia Empresarial e a Liderança no curso de pós-graduação em educação da Universidade Cândido Mendes - RJ. Foi como Coordenadora Acadêmica na Universidade Anhanguera Uniderp nas unidades de Campo Grande - MS e Rio de Janeiro RJ (2010 a 2015), contemplando abertura e implantação de novos polos e cursos. Em 2015 participou como coautora do Livro Práticas de Liderança, em 2016 participou do livro Orientação Vocacional e Coaching de Carreiras e em 2017 lançou o livro como coordenadora e organizadora Gestão de Pessoas: a nova fase dos recursos humanos, todos publicados pela Editora Leader (SP). Também atuou como coordenadora de projetos nos cursos técnicos de Agropecuária e Enfermagem e cursos livres no IMEC? Instituto Sul-mato-grossense de Capacitação (2010 a 2012). Já desenvolveu atividades de docência na PMCG/MS no EJA (2010 a 2013). Foi tutora a distância do Curso de Administração Pública da UFMS (2010).

Carga Horária

30 Horas

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.

Ementa

Capítulo 1 – Gestão da Educação a Distância
1.1 Teoria e prática dos sistemas de aprendizagem em ead?
1.2 Os sujeitos: conteudista, tutoria e design instrucional
Capítulo 2 – A Produção Conteudista Na Ead
2.1 Ser conteudista: desafios e práticas
2.2 Produção de conteúdo
2.3 As mídias digitais e os modelos de ambientes virtuais de aprendizagem
Capítulo 3 - Atividades de Tutoria em EaD
3.1 Ser tutor: desafios e práticas
3.2 Qual o papel da tutoria
3.3 Modelos de tutoria
3.4 O que se espera do tutor?
Capítulo 4 - Design Instrucional E A Produção De Conteúdos
4.1 Ser D.I.: desafios e práticas
4.2 Quem é o designer instrucional e como ele pode ajudar?
4.3 Competências do designer instrucional
4.4 Planejamento didático em design instrucional
Capítulo 5 – EaD, Produção de Conteúdo e Projetos Educacionais
5.1 Visão pedagógica aplicada ao design educacional
5.2 Gestão, avaliação e validação de projetos educacionais
5.3 Linguagens e narrativas digitais