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A qualidade é entendida desde 1900 no desenvolvimento de sistemas, produtos e serviços. Em 1985 o conceito de qualidade total foi mais abrangente envolvendo atividades de benchmarking, projeto de produtos e processos, suprimentos, logística e solução de problemas.
O conceito de qualidade surge durante a segunda Guerra Mundial onde se buscou a qualidade dos armamentos, dos veículos e com um grande problema de incompatibilidade das munições produzidas em diferentes países, o que elevava o custo de produção devido as exigências impostas. Com isso, foram criadas as primeiras normas de qualidade que passaram a ser adotadas posteriormente na indústria civil.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.
30 Horas.
Capítulo 1 – Métodos para Melhoria da Qualidade
1.1 Gestão da Qualidade Total (TQM)
1.2 Kaizen
1.3 PDCA: Ciclo de Deming
1.4 Método de Análise e Solução de Problemas: MASP
Capítulo 2 – Ferramentas Quantitativas da Qualidade
2.1 Histograma
2.2 Diagrama de Pareto: Curva ABC
2.3 Cronogramas e Gráficos de Gantt
2.4 Gráfico de Gantt
2.5 Folhas e Listas de Verificação
2.6 Diagrama de Dispersão
Capítulo 3 – Ferramentas Qualitativas da Qualidade
3.1 Fluxograma (Workflow)
3.2 Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Ishikawa)
3.3 Matriz GUT ou Matriz de Prioridades
3.4 Matriz SWOT/FOFA
3.5 Plano de Ação: 5W2H
Capítulo 4 - Controle Estatístico dos Processos e Análise de Falhas
4.1 Árvore de Falhas
4.2 FMEA ou FMECA
4.2 RPN: Ocorrência x Severidade x Detecção
4.3 Inspeção por Amostragem
4.4 Gráficos de Controle Estatísticos de Processos: Shewhart
4.5 Análise Preliminar de Riscos: APR
Capítulo 5 – Indicadores de Desempenho Balanced Scorecard
5.1 As 4 perspectivas do BSC
5.2 A Montagem do Mapa Estratégico
5.3 Perspectivas e Objetivos Estratégicos
5.4 Dashboard, Power BI e KPI
5.5 Os Gurus da Qualidade