Conteúdo do curso

Ementa

Capítulo 1: As fases históricas e as correntes epistemológicas das dificuldades de aprendizagem. 

1.1 Movimento introdutório das dificuldades de aprendizagem. 

1.2 Implicações das correntes epistemológicas na prática pedagógica. 

1.2 Estratégias de intervenção em foco: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. 

Capítulo 2: Identificação e avaliação das Dificuldades de Aprendizagem. 

2.1 Definição e Tipos de Dificuldades de Aprendizagem. 

2.2 Fatores Biológicos e Neurológicos versus Fatores Ambientais e Socioculturais. 

2.3.Impacto das Dificuldades de Aprendizagem no Desenvolvimento. 

Capítulo 3: Taxonomia da aprendizagem: o processo de pensar e aprender. 

3.1 A escola, o fazer e o pensar. 

3.2 As habilidades básicas e as atividades educacionais. 

3.3 Impacto no Desenvolvimento Acadêmico. 

Capítulo 4: A Psiconeurologia e sua relevância para as dificuldades de aprendizagem.. 

4.1 O papel da psiconeurologia no diagnóstico e intervenção da Dislexia. 

4.2 Contribuições da psiconeurologia para o TDAH: compreendendo os mecanismos cerebrais. 

4.2 Aplicações práticas da psiconeurologia no ambiente escolar. 

Capítulo 5: A importância de abordar a inibição intelectual, dificuldades de aprendizagem e violência doméstica. 

5.1. O que é a inibição intelectual?. 

5.2 Causas e impactos da inibição intelectual na aprendizagem. 

5.3 O papel do erro na aprendizagem: a escola como ambiente de acolhimento e inclusão. 

Carga horária

30 Horas

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.