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Pautados no bem-estar, na vida, na interação, na socialização, na convivência e na conexão com a integração social, iniciamos esta produção viabilizando através dos escritos a valorização e a importância do convívio social, da integralidade do ser e sua relação com o autismo. As conexões entre o autista e o convívio social são fatores primordiais na qualidade do processo de desenvolvimento de necessidades mentais e comportamentais, da ampliação de seu círculo de interação, de ambientes e relações com outros sujeitos. A relação significativa desses elementos favorece o entendimento sobre o comportamento do autista, assim como, delineia o caminho para as intervenções de forma eficaz e segura. A importância de abordarmos a relação do convívio social com o autismo ocorre pelo potencial de ser um dos fatores que ampliam a visibilidade e o comprometimento do seu comportamento que se entrelaçam com a dificuldade e/ou seletividade das relações sociais para o autista, contribuindo assim com o diagnóstico e a melhoria do seu desenvolvimento e de sua vivência social. Conforme afirma Ozonoff (2020), o aspecto central do TEA é a dificuldade de interagir socialmente e de se comunicar com os outros. Os desafios dessa área têm um âmbito bem abrangente.
Capítulo 1 - O Autista e o convívio social
1.1 Convívio Social: cenário de conexão e enfrentamento dos desafios do espectro autista
1.2 Rompendo paradigmas na preparação, integração e convivência social
1.3 Panorama Estratégico do processo de inclusão
Capítulo 2 - Ambientes sociais e o convívio humano
2.1 A importância do convívio social e o fortalecimento das relações humanas
2.2 O processo de socialização: percurso e valores em foco
2.3 A Rede Colaborativa entre a interação social, o aprendizado e estereotipias
Capítulo 3 - Carteirinha de Identificação Lei Romeo Mion
3.1 Lei Romeo Mion: Os benefícios da Lei em processo
3.2 A iniciativa de Identificação de pessoas com TEA e a prática no cotidiano
3.3 Construtos do cotidiano funcional, saudável versus inclusão
Capítulo 4 - Atenção Biopsicossocial
4.1 Atenção Biopsicossocial e o TEA: pontos em comum
4.2 As inferências da visão/relação biopsicossocial e o TEA
4.3 Atravessamentos do TEA: Complexidades, integridades e impactos no percurso social, familiar e pessoal
Capítulo 5 - Romantização do TEA
5.1 A conscientização do TEA a partir de novos olhares
5.2 Avaliação Individual e as várias faces do transtorno
5.3 Da romantização à conscientização: Tempos de (re) conhecer o outro lado da história viabilizando a efetivação dos direitos
30 Horas.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.