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A filosofia inclusiva é um pensamento que contempla uma sociedade capaz de acolher a diversidade e suas diferentes expressões, de forma a que todos possam ser, existir e se expressar de maneira igualitária, com as mesmas oportunidades de desenvolvimento. Este pensamento tem origem e reflexos que atingem não somente a estrutura presente em um movimento adaptativo, mas também um movimento de reparação contínua, em que grupos, inclusive minorias, que passaram por diferentes processos de exclusão, possam atingir a igualdade. Os primeiros movimentos mais consistentes dessa mentalidade inclusivista foram constituídos nos anos de 1960, em países como Estados Unidos.
Introdução - Educação física adaptada
Capítulo 1 - Educação física - Conceitos, objetivos e atual situação da educação física adaptada
1.1 Estado da Arte: das Reformas de Couto Ferraz e Leôncio de Carvalho à Educação Física da Ordem e Progresso
1.2 O presente da prática: qualidade de vida, saúde e inclusão
1.3 Uma Linha do Tempo da Prática
Capítulo 2 - O pensamento inclusivo: a educação física e suas adaptações
2.1 Deficiências: exclusão e história
2.2 O pensamento inclusivo e as adaptações necessárias
2.3 O corpo e os sentidos no conceito inclusivo
Capítulo 3 - Psicomotricidade e cultura do movimento
3.1 Os Cinco Sentidos, movimento e aprendizagem: a psicomotricidade e suas contribuições
3.2 As Conexões Entre Educação Física Adaptada e o Desenvolvimento Global do Aluno com Deficiência
Capítulo 4 - Educação física adaptada e sua amplitude interdisciplinar
4.1 Educação física adaptada e suas práticas alternativas
4.2 Ciência do movimento: Principais deficiências
Capítulo 5 - Aplicabilidade: Experiências, casos e vivências
5.1 Práticas e possibilidades
5.2 Percepções docentes e de discentes
5.3 Habilidades Inerentes ao Profissional de Educação Física para as Práticas Inclusivas
30 Horas
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.