3x de R$ 40,00
Inicialmente neste capítulo, busca se fazer uma relação sobre os aspectos conceituais de algumas deficiências cognitivas e neurológicas relacionando as com as oportunidades no processo de escolarização na tentativa de diminuir as restrições na aprendizagem e identificar a melhor forma de atender as reais necessidades educacionais desses estudantes.
Na sequência, será abordada a escolarização dos estudantes com deficiência para além das comparações entre o normal e o patológico, é relevante mencionar aqui que o estudo não se tratou de excluir ou simplificar a existência da patologia, mas, de rever o pensamento acerca das diferentes maneiras de aprendizagens, uma vez que, estas não se dão de forma descontextualizada e homogênea tendo como referência um determinado modelo social.
Por último, será tratada as implicações para promover a participação social e cultural dos estudantes com deficiência, para tanto, teve se como objetivo propor a reflexão da organização didática de modo a articular o ensino dos conhecimentos científicos, ou seja, dos conteúdos do currículo, com os interesses dos estudantes favorecendo uma aprendizagem escolar significativa que visa a participação social dos mesmos em seus contextos sociais.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.
30 Horas
Capítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas
1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização
1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico
1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência
Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem
2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições
2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem
2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem
Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão
3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência
3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva
3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições
Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência
4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência
4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c
Colaborativo
4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento
Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo
5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva
5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural
5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva