Conteúdo do curso

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.

Carga Horária

30 Horas

Ementa

Capítulo 1 - Deficiência: Um Olhar Para Além De Suas Características Cognitivas    
1.1 Caracterização de Alguns Tipos de Deficiência e a sua Relação com a Escolarização    
1.2 Deficiência e Escolarização: uma Reflexão mais adiante da Metáfora Normal/ Patológico    
1.3 Implicações na busca de Promover a Participação Social e Cultural do Sujeito com Deficiência    
Capítulo 2 - Teorias Cognitivas de Aprendizagem    
2.1 A Teoria Cognitiva da Aprendizagem e suas Contribuições    
2.2 A Contribuição de Vygotsky para o Processo de Ensino e Aprendizagem    
2.3 A contribuição de Piaget para o Processo de Ensino e Aprendizagem    
Capítulo 3 - O Currículo no Processo de Inclusão    
3.1 Dilemas e Desafios na Organização Curricular dos Estudantes com Deficiência    
3.2 Os Direitos de Aprendizagem na Educação Inclusiva    
3.3 Adequação Curricular e suas Contribuições    
Capítulo 4 - Redimensionando o Papel da Escola no Desenvolvimento Cognitivo e Social do Estudante com Deficiência    
4.1 O papel do Professor na Constituição do Conhecimento para o Estudante com Deficiência    
4.2 A Viabilização do Conhecimento Acadêmico e Social por Meio do Ensino c    
Colaborativo    
4.3 O Papel do Estudante com Deficiência na Constituição do Conhecimento    
Capítulo 5 - Estratégias e Organização Didática para o Ensino Inclusivo    
5.1 A Importância da Construção do Conhecimento Integrado na Educação Inclusiva    
5.2 Jogos Pedagógicos para Promover a Inclusão Social e Cultural    
5.3 A Relevância do Letramento: Foco na Educação Inclusiva