3x de R$ 40,00
Vamos estudar o panorama da Educação Especial em seus diversos aspectos. Sendo assim damos início as novas reflexões a partir da própria educação, permeando pelos principais marcos legais que nortearam e norteiam na atualidade a Educação Especial, as questões pedagógicas com viés inclusivo e o multiculturalismo.
A Educação Especial é determinada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, quem traz em seu capítulo V, o artigo 58, que a define como: “[...] a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (BRASIL, 1996).
Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Campo Grande (2016), pós-graduação em AEE- Atendimento Educacional Especializado (2017),Psicomotricidade (2018), Psicopedagogia Clínica (2019), pela Faculdade Campos Elíseos, ainda, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís (2018) e em Transtorno do Espectro Autista - TEA pela Faculdade Novoeste (2019), é pós-graduanda em Comunicação Alternativa e Tecnologia Assistiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENI . Tem experiência com regência nas séries iniciais, atuou na Educação Infantil na Organização Mundial para Educação Pré-Escolar - OMEPBR/MS e na área da Educação Especial, como professora de apoio da Rede Estadual de Ensino de MS-REE/MS, bem como no Centro Estadual de Apoio Multidisciplinar Educacional ao Estudante com Transtorno do Espectro Autista- CEAME/TEA como Técnica do Núcleo de Apoio Educacional, nas escolas da REE/MS, supervisionado, orientando e organizando o trabalho pedagógico, sugerindo propostas e metas aos professores de apoio que acompanham estudantes com autismo, tanto em Campo Grande como no interior do estado. Atualmente desenvolve o trabalho no Centro de Especializado em Reabilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (CER/APAE), desempenhando atividades ao que cerca orientação educacional, implementação de propostas pedagógicas, por meio de recursos e técnicas específicas.
Capítulo 1 - Educação Especial
1.1 Fundamentos Pedagógicos na Perspectiva Inclusiva
1.2 Marco Legal: Legislação e normas específicas, documentos nacionais e internacionais
1.3 Aspectos sociais e inclusão: Multiculturalismo
Capítulo 2 - Desenvolvimento e Aprendizagem
2.1 Currículo na Educação Inclusiva
2.2 Projeto Pedagógico e Plano Educacional Individualizado- PEI
2.3 Didática na Perspectiva Inclusiva
Capítulo 3 - Deficiência Física
3.1 Principais causas da deficiência física
3.2 Deficiências Múltiplas na perspectiva da deficiência motora
3.3 Alterações sensoriais e motoras
3.4 Reabilitação de Pessoas com Deficiência Física
Capítulo 4 – Acessibilidade
4.1 Acessibilidade Física e Pedagógica
4.2 Métodos, técnicas e tecnologias para atendimento
Capítulo 5 - Inclusão Social
5.1 O papel do Estado e da Escola na perspectiva Inclusiva
5.2 A sociedade e a família
30 Horas
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.