Conteúdo do curso

Professores

Paula Cristhina Niz Xavier

Paula Cristhina Niz Xavier

Farmacêutica, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, docente desde 2000. Atuou como professora nas Faculdades UCDB, Uniderp (EAD), Estácio de Sá, ICG/Facsul, UFMS como substituta e professora convidade na EAD. Funcionária Pública na área administrativa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e docente de diferentes cursos de Pós-Graduação na Faculdade Novoeste desde 2008.

Certificado

Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.

Carga Horária

30 Horas.

Ementa

Capítulo 1 - Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
1.1 O Neurobiomecanismo do aprender
1.2 Organização das áreas: da fala, memória, raciocínio na estrutura cerebral, lobos cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela aprendizagem
1.3 Funcionamento geral do sistema nervoso e sua conexão com a aprendizagem
Capítulo 2 - Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem
2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem
2.2 Importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro
2.3 Memória “motora” versus memória “verbal”
Capítulo 3 – Neurociência
3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem
3.2 A importância da plasticidade neural para a aprendizagem
3.3 Memória e Motivação
Capítulo 4 – Fatores que interferem na aprendizagem
4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem
4.2 Diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos na aprendizagem
4.3 Fatores de risco associado as dificuldades na aprendizagem
Capítulo 5 - Aprendizagem frente aos transtornos
5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira
5.2 - Principais distúrbios da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia)
5.3 Disortografia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)