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A aprendizagem tem início na vida intra-útero, segundo Alvarez e Lemos, (2006), aprender é uma característica que desenvolvemos no pré-natal, quando a rede de conexões cerebrais passa a identificar estímulos e a criança manifesta-se frente aos barulhos, movimentos, etc., permanecendo em evolução até a idade adulta.
O sistema nervoso, que é multidimensional, tem início a sua formação logo na segunda quinzena do primeiro mês de gestação, no entanto, mesmo com todos os neurônios que teremos na fase adulta, eles ainda não estão em total amadurecimento, este processo se faz de forma gradativa e evolutiva até a fase da adolescência, estendendo-se até mais na fase adulta (COSENZA e GUERRA, 2011). A aprendizagem não se faz como um transporte passivo (passagem simples), ela precisa atravessar caminhos constituídos por redes e conexões neurofisiológicas e neuropsicológicas que se organizam, distribuem e associam informações e estímulos captados do meio em que estamos e a partir dessa ação, o cérebro interpreta tais informações e as transformam em respostas que são observadas em forma de atitudes e comportamentos, bem como movimentos.
Farmacêutica, Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, docente desde 2000. Atuou como professora nas Faculdades UCDB, Uniderp (EAD), Estácio de Sá, ICG/Facsul, UFMS como substituta e professora convidade na EAD. Funcionária Pública na área administrativa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e docente de diferentes cursos de Pós-Graduação na Faculdade Novoeste desde 2008.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.
30 Horas.
Capítulo 1 - Bases da Neuroanatomia e da Neuroquímica relacionadas ao processo de aprendizagem.
1.1 O Neurobiomecanismo do aprender
1.2 Organização das áreas: da fala, memória, raciocínio na estrutura cerebral, lobos cerebrais e neurotransmissores responsáveis pela aprendizagem
1.3 Funcionamento geral do sistema nervoso e sua conexão com a aprendizagem
Capítulo 2 - Funcionamento dos Sentidos biológicos versus Percepção e Aprendizagem
2.1 Participação do Sistema límbico junto à aprendizagem
2.2 Importância das imagens para um equilíbrio sistêmico dos hemisférios direito e esquerdo do cérebro
2.3 Memória “motora” versus memória “verbal”
Capítulo 3 – Neurociência
3.1 Cérebro Triuno e sua relação com a aprendizagem
3.2 A importância da plasticidade neural para a aprendizagem
3.3 Memória e Motivação
Capítulo 4 – Fatores que interferem na aprendizagem
4.1 O desenvolvimento motor X aprendizagem
4.2 Diferença entre dificuldades, distúrbios e transtornos na aprendizagem
4.3 Fatores de risco associado as dificuldades na aprendizagem
Capítulo 5 - Aprendizagem frente aos transtornos
5.1 Aprendizagem X transtornos: auditivo, surdez e surdo cegueira
5.2 - Principais distúrbios da aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Dislalia)
5.3 Disortografia Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)