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As Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) representam um conjunto complexo de características cognitivas e socioemocionais que transcendem a média da população. Esses indivíduos, muitas vezes, enfrentam desafios significativos na interação com sistemas educacionais tradicionais, além de lidarem com problemas relacionados à saúde mental. A relação entre AH/SD e saúde pública é crucial, pois a falta de identificação e apoio adequado pode resultar ou agravar condições como ansiedade, depressão, baixa autoestima e sensação de não pertencimento (COSTA; BIANCHI; SANTOS, 2021). Além disso, em alguns casos, a AH/SD é acompanhada de uma deficiência, condição conhecida como dupla excepcionalidade (PRIOR, 2013). A necessidade de políticas públicas voltadas para a identificação precoce, a inclusão educacional e o suporte psicossocial tornam-se essenciais para promover o bem-estar desses indivíduos e contribuir para uma sociedade mais inclusiva e equitativa. Neste capítulo, vamos abordar as principais características e comportamentos dos indivíduos com AH/AD, destacar o valor de sua detecção precoce e, por fim, elencar aspectos relacionados à dupla excepcionalidade.
Capítulo 1 - Introdução às Altas Habilidades/ Superdotação e sua relação com a saúde pública
1.1 Definições e Características de Altas Habilidades/ Superdotação
1.2 A importância da detecção precoce em um contexto de saúde pública
1.3 Transtornos de neurodesenvolvimento e de aprendizagem que podem coexistir em Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação
Capítulo 2 - Atuação de profissionais da saúde na identificação e apoio a indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação
2.1 Possibilidades de atuação conjunta entre saúde e educação na identificação de sujeitos com Altas Habilidades/Superdotação
2.2 Abordagem de problemas familiares e violência doméstica: o papel dos agentes de saúde
2.3 Estratégias para a detecção de situações de risco e encaminhamento adequado
Capítulo 3 - Promoção à saúde e bem-estar de indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação
3.1 Importância da promoção à saúde e o desenvolvimento pleno de suas habilidades
3.2 Educação sobre hábitos de vida saudáveis e prevenção de problemas de saúde
3.3 Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais em indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação
Capítulo 4 - Desafios relacionados a intervenções medicamentosas
4.1 Os problemas das intervenções medicamentosas equivocadas em sujeitos de Altas Habilidades/Superdotação
4.2 Identificação de efeitos adversos relacionados aos medicamentos comumente utilizados
4.3 Alternativas terapêuticas e abordagens não farmacológicas
Capítulo 5 - Abordagem Multidisciplinar na Saúde de Indivíduos com Altas Habilidades/Superdotação
5.1 Políticas Públicas e abordagem multidisciplinar na compreensão de Altas Habilidades/Superdotação
5.2 Estratégias para colaboração efetiva entre diferentes especialidades
30 horas.
Certificado de conclusão no formato digital emitido pela Faculdade NOVOESTE.